6.10.10

Quem é mais cristão?

Estou aqui na sala trabalhando e, de quebra, refletindo com dois aluninhos e um colega sobre eleições, política, Marina Silva e sua suposta neutralidade, direita, esquerda e essas coisas. e nessa conversa consegui estruturar uma reflexão interessante.

Pelo menos pra mim, néam... =)

Uma das questões pseudo-ideológicas que a direita conservadora usou (a pelo visto ainda usa) contra a esquerda é o ateísmo. Comunista é ateu. Quem é cristão não pode ser de esquerda. Marina atraiu muitos olhares também por romper esse paradigma - para depois reforçá-lo, mas enfim.

O ser cristão evoca um imperativo máximo: amar ao próximo. Ser cristão é ser solidário. Na Bíblia, às vezes ser cristão é vender tudo que tem, dar aos pobres e seguir a Cristo; outras vezes é ter fome e sede de justiça; outras é cuidar dos órfãos e das viúvas - não cumprir esta recomendação podia ser muito perigoso; "misericórdia quero, não sacrifícios", diz o Senhor. Misericórdia. Solidariedade.

Amor ao próximo.

Nestas eleições, há o lado dos que se preocupam com os pobres; há também o lado dos que os desprezam. Há o lado dos que lutam por serviços de qualidade acessíveis aos que não podem pagar; há o lado dos que se vangloriam de não precisar do governo pra nada. Há o lado dos que brigam pelos órfãos e viúvas do nosso tempo; há o lado dos que desejam que eles sejam sempre desamparados para cobrarem barato na hora de prestarem um serviço. Há o lado dos que veem no pobre um cidadão privado de seus direitos de cidadão; há o lado dos que veem no pobre um burro preguiçoso que tem que ficar na favela mesmo.

Um lado é mais solidário. Um lado é mais misericordioso.

Um lado é mais cristão.

Qual lado mesmo?

3 comentários:

Juliana Freitas disse...

Eu não sou nada cristã, mas gosto muito desse negócio de amor ao próximo! ;)

Beca Moura disse...

Menina!

Essa minha amiga é tão inteligente! Me sinto até um pouco burra por não entender tudo q vc colocou aí...

Parabens boy!
E esse blog novo? É pra valer? ainda tinha o café canibale nos favoritos...

bjos

Jeq* disse...

Gostei disso! :)

Aliás, "tem gente que está do mesmo lado que você mas deveria estar do lado de lá..."