14.8.10

Meu comentário no site da Época

Olá!

Não ficou muito clara pra mim uma coisa. Partidarismos à parte (não pretendo votar em Dilma nem sou militante de partido algum), pareceu-me que o discurso desta reportagem e da própria natureza da capa posiciona seus autores contra Dilma. Mas isso não faz sentido, uma vez que, não havendo discurso neutro e dado o contexto da matéria, o texto e o veículo que o publica teriam que se posicionar A FAVOR DA DITADURA. E eu tenho absoluta certeza que os profissionais que trabalharam nesta edição não tem esta visão. Não é possível.  Possivelmente falta a mim esclarecimento suficiente para compreender o verdadeiro sentido desta reportagem. Considerando que sou uma professora, formada em Letras por uma universidade prestigiada, pós-graduada em Educação e fui iniciada cientificamente por uma analista do discurso e, mesmo assim, tenho tantas dúvidas, imagino quem terá sido o público-alvo levado em consideração ao ser escrita esta reportagem.

Pra ver a reportagem, clique aqui. Vejamos se publicam, se permanece publicado e a repercussão.

Tuito ergo sum

Aqui vão alguns tweets de hoje que eu quero deixar registrados aqui. For further reference. Leia de baixo pra cima, ok?

  1. Alguém me explique como eu vou embasar isso sociológica e pedagogicamente numa pós em INGLÊS!
  2. A aula de inglês libertadora problemtaiza a realidade do aluno, não importa se é 1 adolescente rico, 1 jovem favelado ou 1 adulto camponês.
  3. A aula de inglês libertadora reafirma a identidade do aluno e do professor - BRASILEIROS! - não trabalha pra americanizá-la ou globalizá-la.
  4. ... libertadora, crítica de si mesma, inclusiva, transformada dia após dia para ser transformadora.
  5. Meu negócio é c/ educação - não a d Moto#Serra, sucateada, reprodutora e acanhada, mas a d #PauloFreire#MarianoEnguita,#AlastairPennycook
  6. Se não passar vou acabar fazendo um em inglês. Com viés elitista, anglocêntrico e 100% reaça. #medo
  7. De olho na abertura do mestrado em educação da UERN! \o/#fingerscrossed #sohelpmeGod

6.8.10

J'adore l'education libertaire! Vive l'anarquie!

Um trechinho de "Educação Libertária" (no texto de Bakunin) que eu amei e publiquei aqui:

"Fala-se tanto em liberdade individual hoje, e no entanto o que domina não é, em absoluto o indivíduo humano, o indivíduo considerado em geral, é o indivíduo privilegiado por sua posição social, é por conseguinte a posição, a classe. Que se atreva um indivíduo inteligente da burguesia a levantar-se contra os privilégios econômicos desta classe respeitável, e veremos o quanto estes bons burgueses, que neste momento só tem na boca a liberdade individual, respeitarão a sua."

Miguel Bakunin (A educação integral, em Educação Libertária

É não é verdade?

Semana pedagógica

Muito importantes os momentos de reunião dos professores. Este momento só não está melhor ainda porque nosso cronograma não foi definido por nós aqui no campus. Mas está bem legal.

Estou conversando com colegas sobre quais iniciativas interdisciplinares poderíamos realizar em torno da leitura de Freedom Writers! Um profe de português que é cinéfilo, já falou que curtiu a idéia e nós vamos  tentar desenvolver alguma coisa nesse sentido! Também já projetei as aulas semana a semana do 3o bimestre.

Nossa, que post mais #vidadeprofe!!!