Seguem minhas intervenções frustradas, na esperança de que alguém (quem sabe o próprio Miguel?) interaja comigo.
- Pesquisa tradicional X pesquisa como princípio educativo (atrelada à prática de sala de aula) – elas podem conviver bem? É possível fugir da hierarquização política do conhecimento?
- Muitíssimo interessante a reflexão sobre a relação entre a visão utilitarista da educação e a morte da utopia, a morte do sonho. Como reverter esse processo?
- Tradicionalmente, a idéia da neutralidade do conhecimento científico dita que o cientista descreva o mundo mas não emita juízo de valor nem intervenha nele. De onde vem sua atitude transgressora dessa tradição?
- Queria saber como o trabalho de sua mãe influenciou sua visão de mundo - especialmente a acadêmica. Comenta um pouco?
- Como você percebe o papel do IFRN na interiorização da produção científica - levando em conta as diferenças entre um instituto e uma universidade? Quais vantagens daquele sobre esta podem ser aproveitadas, se é que há alguma?
- Comentário sobre o ensino técnico: ele surge como ferramenta para “assistir aos desvalidos da sorte”, torna-se no decorrer de sua história uma “fábrica de peças pra reposição” e assim permanece para muitos; mas a realidade hoje se mostra bem diferente. Egressos do técnico integrado geralmente prosseguem nos estudos em diversas áreas, independente da formação técnica – mas carregam a formação profissional crítica e reflexiva.
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