28.1.11

A meus futuros ex-alunos

Hoje eu quero conversar com vocês sobre duas frases lindas. A primeira é: “Então pintei de azul os meus sapatos por não poder de azul pintar as ruas; depois vesti meus gestos insensatos e colori as minhas mãos e as tuas.” Esses são versos do poeta Carlos Pena Filho. A segunda frase é a seguinte: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente” e é do apóstolo Paulo e uma de suas muitas cartas.

Quase 2000 anos separam os autores dessas frases, mas elas tem muito em comum. No poema, o eu-lírico olha ao redor e percebe um mundo que precisa de cor. Um mundo cinza. Um mundo feio. Ele sabe que não pode pintar as ruas inteiras, mas decide não ficar omisso: ele pinta seus próprios sapatos pra que um pouco de azul fique por onde ele andar. E mais: pinta as próprias mãos para colorir as mãos de quem ele encontrar.

Paulo é mais direto: não vos conformeis com este mundo. Não assumam a forma desse mundo. Não se encaixem simplesmente nesse mundo cinza e injusto. Se transformem pela renovação das suas mentes, pela reflexão, pelo estudo, pela crítica. Vocês não são quaisquer formandos. Vocês são PROFISSIONAIS. E não são quaisquer profissionais: são profissionais com uma formação CRÍTICA, para perceber o mundo; REFLEXIVA pra pensar sobre o mundo; e TRANSFORMADORA, pra AGIR SOBRE O MUNDO. Lembrem sempre disso, por onde vocês andarem.

Tenho muito orgulho de vocês. Espero sinceramente que eu tenha deixado pelo menos um pouquinho de azul mas mãos e nos sorrisos de cada um de vocês. E lembrem: nosso mundo pode ser cinza – mas nós não precisamos ser. Um beijo, parabéns e PINTEM O MUNDO!

Com todo o carinho do mundo,

Tia Pri

Nenhum comentário: