Hoje, na turma deste cidadão, as apresentações foram excelentes. Os alunos, em geral, fotografaram as marcas e pudemos todos visualizar cada uma delas com bastante concretude. Perceberam a relação entre o "tamanho" da cidade e a presença das marcas de estrangeirização - quanto maior, mais economicamente desenvolvida a cidade, mais marcas se apresentam. Mas eu quero chamar atenção para algumas das conclusões a que os grupos chegaram:
- um grupo afirmou que a escolha por um termo estrangeiro ou estrangeirizado não era meramente linguística: havia um componente ideológico por trás, uma relação de poder;
- de acordo com outro, a presença dessas marcas compõe um traço discursivo, uma forma de se posicionar em relação à cultura alheia (de acordo com FOUCAULT - DÁ PRA CRER?!)
- um outro grupo recorreu a uma fala atribuída a Nelson Rodrigues:
"O Brasil sofre de um complexo de vira-lata. Como um Narciso às avessas, que cospe na própria imagem."Hoje eu me perguntei se esses meninos são realmente alunos de Ensino Médio.
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